domingo, 5 de julho de 2009

CARGA HERDADA

Esta é uma reflexão em cima de todos aqueles que ajudaram a construir e continuam a construir esse Brasil continente. Reflexão em cima das mais diversas profissões anonimas, que têm um traço em comum: exercem profissões consideradas indignas, dentro da mais completa invisibilidade. Nesta sinecura encontramos os pedreiros, lixeiros, motoristas, domésticas, guardas, trabalhadores temporários e outras tantas profissões que valem muito pouco e onde se ganha quase nada. É uma herança terrível e maldita de 400 anos de escravidão, que paira sobre os ombros da classe trabalhadora brasileira.
Para limpar essa mancha ignóbil que pesa sobre os ombros dessa massa de trabalhadores plantaram a necessidade da obtenção do Diploma de Terceiro Grau a qualquer custo. Daí o surgimento de faculdades de fachada, só para tomar o dinheiro dos filhos das "desclassificadas"
atividades profissionais. Temos agora faculdades que formam "bacharéis" em até 3 anos e, ainda temos "bacharéis" que se intitulam "doutores" sem terem feito mestrado e doutorado.
Realmente este é o país do faz de conta, onde os bacharéis ultimamente formados continuam trabalhando como manicure, feirante, mecânico, pedreiro, trabalhador temporário...
Pense a situação e reflita se vale a pena.

Nenhum comentário: