quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CAROS AMIGOS

Prezados (as),Saudações.
Já está nas bancas a nova edição da Caros Amigos. Destacamos na capa a entrevista exclusiva que fizemos com o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ex-secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores no governo Lula e atualmente Alto Representante do Mercosul. Ele faz uma ampla análise da política exterior do Brasil, defende as mudanças adotadas pelo Itamaraty nos governos Lula e Dilma e rebate críticas ao papel do Brasil no Haiti e na América Latina.
O embaixador conta que se filiou recentemente ao PT, que se considera politicamente de esquerda e que não é anti-americano, mas a favor dos interesses brasileiros.
Outra excelente reportagem mostra que o plano de reforma agrária do governo federal foi totalmente abandonado pela atual gestão, que em 2011 foram assentadas pouco mais de seis mil famílias – um número ridículo diante das 180 mil famílias acampadas à espera de um pedaço de terra para trabalhar. O mais grave é que o próprio INCRA já cadastrou grandes propriedades rurais com área superior a 130 milhões de hectares improdutivos – e que poderiam ser desapropriados para novos assentamentos.
Também relacionada com a questão da terra, outra reportagem relata – com precisão e detalhes – como está a situação, hoje, no município de Anapu, no sul do Pará, onde ocorreu há seis anos o brutal assassinato da missionária Dorothy Stang, conhecida defensora do manejo sustentado da floresta. De novo, após a retirada da Polícia Federal da região, o ambiente em Anapu é de grande tensão, entre grileiros, madeireiros, posseiros e trabalhadores rurais. Uma verdadeira bomba prestes a explodir.
Destacamos também, nesta edição, uma reportagem e dois ensaios fotográficos sobre a onda de protestos contra o capitalismo, desde o 15-M, na Praça Porta do Sul, em Madri, até o 15-O, que realizou manifestações em mais de 900 cidades pelo mundo afora, inclusive em São Paulo, e em Bruxelas, na Bélgica, onde aconteceu um encontro internacional de manifestantes. Está claro que existe um ambiente internacional de descontentamento generalizado do modelo econômico neoliberal e dos regimes ditos democráticos, mas que na prática não dão a menor bola para as demandas democráticas dos povos.
A Caros Amigos contempla outras reportagens, entrevistas, artigos e análises de excelentes colaboradores, entre os quais Joel Rufino dos Santos, Renato Pompeu, José Arbex Jr., Sérgio Vaz, João Pedro Stedile, Emir Sader, Gershon Knispel, entre outros. Veja também o perfil de Milton Babosa, conhecimento militante da luta antirracista, e o belíssimo artigo do historiador Mário Maestri sobre o historiador argentino León Pomer.
Uma edição memorável. Vale a pena conferir.
Abraços.
Hamilton Octavio de Souza
Editor

Nenhum comentário: