terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Prezados (as),
Saudações.
Informamos que a nova edição da Caros Amigos já está nas bancas. Publicamos seis reportagens e duas boas entrevistas, além dos artigos e colunas da equipe de colaboradores da revista.
Destacamos a reportagem especial da jornalista Tatiana Merlino sobre os danos ambientais e sociais causados pela mineradora VALE, nos estados do Maranhão e do Pará. Privatizada em 1997, a ex-estatal Companhia Vale do Rio Doce deu um salto no mundo privado e é hoje uma das maiores do mundo – graças principalmente à voracidade com que tem sugado os recursos naturais do Brasil para abastecer os mercados internacionais.
A VALE é tão importante para estados e municípios que a grande maioria das autoridades fecha os olhos diante dos danos causados pela empresa, não apenas a super-exploração dos minérios, mas também o desprezo com que trata pessoas e cidades que se encontram no seu caminho. É o que acontece com a duplicação da ferrovia da VALE – cujo projeto tem provocado as mais bárbaras violações dos direitos sociais e humanos. Outra reportagem exclusiva mostra como está a situação da guerrilha na Colômbia, onde as forças armadas do país têm causado baixas significativas nas fileiras da FARC-ERP. Mas, segundo analistas, apesar da morte de vários dirigentes guerrilheiros nada indica a vitória iminente do Estado e o fim do conflito. Após passar meses em território colombiano dominado pelas frentes de combate, inclusive em área controlada pelas FARC, a jornalista Fania Rodrigues faz um relato detalhado do confronto e do cotidiano das pessoas e povoados em plena zona de guerra. A reportagem da jornalista Gabriela Moncau denuncia a nova onda de medidas autoritárias que marcam o “toque de recolher” em dezenas de municípios brasileiros. Prefeitos, vereadores e juízes decidem enfrentar os “problemas urbanos” com repressão e perseguição aos jovens – especialmente aos mais pobres nas periferias das cidades.
Ainda nesta edição temos duas excelentes entrevistas, uma com o economista marxista Vito Letizia, que analisa a crise do capitalismo, e outra com a professora Raquel Rigotto, da Universidade Federal do Ceará, que alerta para o uso abusivo dos agrotóxicos no Brasil.
Enfim, um material jornalístico da mais alta qualidade.
Caros Amigos – a primeira à esquerda.
Abraços.
Hamilton Octavio de Souza
Editor

Nenhum comentário: