quarta-feira, 17 de abril de 2013


REVISTA CAROS AMIGOS

Destaques da edição que está nas bancas


Caros Amigos edição 193
A edição 193 da revista Caros Amigos, nas bancas nesse mês de abril, investiga o que ocorre no Congresso Nacional, que deixou lutadores de todo o Brasil em choque com a ascensão do pastor Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos; um ruralista - Blairo Maggi - na Comissão de Meio Ambiente e que elegeu Renan Calheiros na presidência do Senado, senador envolvido em escândalos e que recebeu 1 milhão de assinaturas pedindo sua saída. 
A edição tem ainda a reportagem especial "Venezuela Sem Chávez", entrevistas com David Harvey sobre o marxismo e com Jorge Mautner, além de reportagens sobre o novo papa e o dilema dos pontos de cultura.
POLÍTICA
A reportagem de capa sobre o Congresso Nacional mostra o avanço das bancadas conservadoras e retoma a discussão da reforma política, o que exige pressão e posição firme da sociedade e movimentos sociais. E como fazer a reforma? Uma constituinte exclusiva? A reportagem traz entrevistas com Ivan Valente, Paulo Paim, Nilmário Miranda, Renan Calheiros (presidente do Senado), Ricardo Berzoini, Henrique Eduardo Alves (presidente da Câmara) e os pesquisadores da UnB David Fleischer e Leonardo Barreto, que é enfático: "Os políticos nunca irão delegar a decisão de seu futuro a terceiros. Por isso, a construção do consenso tem que acontecer dentro do Congresso. E isso não vai acontecer até que a sociedade, maior interessada e, paradoxalmente, o ator mais ausente, continuar de fora desse processo".
VENEZUELA
A reportegem especial "Venezuela Sem Chávez" reúne artigos de José Arbex, que narra seu encontro e entrevista com o comandante; de Gilberto Maringoni sobre o que é e será o país com a ausência de seu líder carismático, e reportagem das ações do 'socialismo do século 21', com análise e retrato das conquistas que fazem do chavismo parte fundamental da Venezuela. Como diz o sociólogo German Campos, diretor do instituto venezuelano de pesquisas Consultores 30.11:  "Ele (Chávez) construiu uma proposta de transformação que não só significou mudança na política, mas também na cultura política, com a incorporação de novos códigos que hoje são majoritários. Mais da metade dos venezuelanos é a favor de uma 'Venezuela Socialista'. É um país que não tem nada a ver com a Venezuela dos anos de 1990. Isso veio com a ação política de Chávez", diz ele.
Leia ainda os artigos e colunas dos colaboradores Marcos Bagno, Sergio Vaz, Mc Leonardo, João Pedro Stedile, Gilberto Felisberto Vasconcellos, Renato Pompeu, Eliete Negreiros, Gershon Knispel e Frei Betto.
Caros Amigos nº 193, nas bancas de todo o Brasil.
Se preferir, compre na Loja Caros Amigos
O próximo livro que você vai ler talvez esteja aqui. Confira!
Seu apoio à mídia independente é decisivo. Assine Caros Amigos.
Coleção Revoluções do Século 20. Saiba mais.


Nenhum comentário: