domingo, 21 de outubro de 2007

A PIOR VIAGEM

Está em questão a crise aérea". Até os montenegrinos, que nunca colocaram os pés num aeroporto, estão a críticar. Pôr que não debater aquilo que está bem mais próximo de nós, pôr exemplo, a "crise do transporte coletivo de passageiros", que nos aflige há muito tempo. Que o digam aqueles que precisam viajar a capital gaúcha diariamente a serviço ou trabalho, via Tabaí-Canoas ou ainda via São Leopoldo.
Os veículos da Auto Viação Montenegro(AMVISA LUCROS), na sua grande maioria, são inadequados ao transporte de pessoas. São verdadeiros caminhões encarroçados na forma de ônibus. Verdadeiras gaiolas, gabaritadas para o transporte de bois e porcos do local de suas engordas ao matadouro.
Onde está a administração pública que não se apresenta nunca? Afinal de contas, não se trata de um serviço de exploração mediante permissão do poder público?
Outro absurdo, é saber que não existe uma interferência dos meios de comunicação que sequer tangenciam o tema em suas pautas.
O alarde na aquisição de novos ônibus, Wolkswagen, não passa de artifício desenhado em folders para manter ou ampliar os lucros do empresário. As novas aquisições continuam desconfortáveis, apertadas, barulhentas, mesmo com assoalho de madeira, sem cinto-de-segurança e sem ar-condicionado
A superlotação é mantida com todo rigor, o que aumenta ainda mais a tensão dos pobres usuários. Os preços das passagens continuam altos. Agora, o que é de arrepiar mesmo é o tratamento diferenciado dado entre os veículos tidos como Direto, Indireto e Comum. No tipo Comum, mesmo tendo ar-condicionado adaptado no maleiro, existe a ordem da direção da empresa para que o motorista não o ligue, mesmo que a temperatura interna seja igual ou superior a 30 graus. É o estigma do comum, do pobre, que não tem direito e pronto.
Agora, já estão comentando que a empresa pensa em retirar de circulação os veículos de transporte tipo Direto, talvez estejam dando menos lucro do que o tipo Comum!
Enquanto isso, outras empresas trabalham com uma filosofia que só tem um objetivo: a satisfação, conforto e segurança de seus passageiros. Aí estão as empresas Fátima, Azul e Bento, com ar-condicionado, cinto-de-segurança e poltrona reclinável.
Aqui não, as pessoas classificadas nas classes A e B valem mais que as das classes C, D, E...

Nenhum comentário: