sábado, 3 de dezembro de 2011

2011 VAI DEIXAR SAUDADES...

Que ano o de 2011!
Foi o ano das grandes manifestações sociais mundo à fora. Algum fenômeno social está em ebulição.
A Europa está em crise e tira o sono das grandes potências econômicas e militares.
Já somos mais de 7 bilhões de habitantes a procura de trabalho, comida e água para beber. Haja espaço e alimentos para tanta gente, e nós, já sabemos que milhões morrem de fome todos os dias.
Chama a atenção 2011, pelo que acontece no mundo árabe, Líbia e Egito, na Espanha, Portugal e Itália. Povo nas ruas sem bandeiras de Partidos Políticos e nenhuma identificação com Centrais de Trabalhadores e Organizações Sindicais.
Agora, o que chama mesmo a atenção é o que está acontecendo nos EUA, a maior potência econômica e militar do Universo, a casa grande do capitalismo.
O povo americano, afetado pela crise, vai para as ruas, tal e qual acontece na Europa, protestar veementemente contra um regime capitalista que só contempla com privilégios uma pequena minoria de pessoas.
Creio eu, que seja a mesma situação dos europeus! Lá, as forças policiais de repressão, baixam o pau nos manifestantes sociais, provocando a indignação do Presidente Barack Obama, que manifesta contrariedade por tamanha atitude dos governantes europeus.
Tenha a santa paciência "seu" Presidente, mas o que está acontecendo na Terra do Tio Sam, não é a mesma situação? O Srº, por acaso, não mandou baixar o pau nos manifestantes americanos, que protestam democraticamente contra esse sistema de produção excludente.
Pimenta nos olhos dos outros é...
2011 vai deixar saudades.

Nenhum comentário: