sexta-feira, 15 de junho de 2012


DICAS DA DENTISTA

CREME DENTAL
(Dentifrícios)
Qual a função da pasta dental?
A efetividade da remoção de placa bacteriana é 70% maior quando se usa dentifrício. Além disso, a formação de uma nova de placa é reduzida em 45% com o uso do creme dental. Embora o dentifrício não seja indispensável para a remoção de placa, tem-se comprovado a sua importância para garantir a limpeza e o polimento dental.
Qual a quantidade de pasta ideal?
A quantidade de pasta usada só tem relevância quando se trata de crianças com menos de seis anos, pois elas podem ingerir dentifrício involuntariamente ao escovar os dentes. Portanto uma quantidade pequena deve ser usada, para reduzir a ingestão de flúor. Recomendamos uma quantidade equivalente a um grão de ervilha.
Qual a diferença de pasta dental ANTICÁRIE, antitártato e ANTIPLACA?
A anticárie contém flúor evitando a cárie dental.
O antitártaro contém em acréscimo, substâncias que reduzem a formação de tártaro. Deve-se esclarecer que uma vez formado o tártaro, os dentifrícios antitártaro não removem cálculo dental, o mesmo deve ser removido mecanicamente pelo dentista.
As pastas antiplaca contêm substâncias antimicrobianas.
Quais os tipos de flúor sua concentração na pasta?
A adição de flúor na pasta (as mais comuns são o NaF: fluoreto de sódio e o MFP: mono flúor fosfato) varia de acordo com o tipo de abrasivo que o dentifrício contém.
Para crianças com mais de seis anos se recomenda o uso de cremes dentais(kids)  com concentração de flúor por volta de 1000 á 1100ppm ( ppm= parte por milhão).
Para os adultos os dentifrícios contem em média 1450ppm.
Qual a função do Bicarbonato de Sódio?
Por ser o bicarbonato de sódio uma substância alcalinizante as pesquisas mostram que ele neutraliza os ácidos produzidos na placa dental quando da exposição açúcar.
Existem diferenças na abrasividade das pastas?
Existem dentifrícios de abrasividade baixa, média e alta.
Deve-se enfatizar que um abrasivo no dentifrício é fundamental para garantir a limpeza e o polimento dental. Desgaste e abrasão dental estão mais relacionados ao modo como os dentes são escovados, o tipo de escova, o consumo de substâncias ácidas (refrigerantes, sucos, frutas verdes) do que com o poder intrínseco do abrasivo do dentifrício.
Qual a idade ideal para introduzir a pasta dental na higiene da criança?
O ideal é que haja pais comprometidos com a saúde bucal dos filhos, não que se estipule uma idade.
Ao mesmo tempo em que o flúor dos dentifrícios é indispensável para o controle da cárie, sua ingestão deve ser controlada, devido ao risco de fluorose dental.
As pastas para sensibilidade são efetivas? Qual a duração de seu efeito?
Dentifrícios contendo nitrato de potássio quando estudados, tem mostrado uma média de 30% na redução da sensibilidade dos dentes a jatos de ar frio.
Essa redução vai depender do limiar de sensibilidade do indivíduo, do uso de substâncias que provocam erosão no esmalte e do modo de escovar os dentes.
Qual a pasta ideal?
A pasta mais indicada é a pasta fluoretada, sendo as demais recomendadas apenas em casos específicos.
Como funcionam e quais os tipos de pastas clareadoras? 
Existem contra indicações?
O princípio básico das pastas branqueadoras está no poder oxidante do peróxido, que descora os dentes ao oxidar pigmentos dentais, promovendo assim uma “remoção” química das manchas existentes no esmalte dental.
A princípio não há contra indicação, mas, à semelhança de outros tipos de dentifrícios deve haver racionalidade na indicação.
Qual a diferença entre pasta, gel ou creme na sua  efetividade?
Nenhuma.  Todas são efetivas o que as diferencia é sua textura e o agente abrasivo.

Postado por Débora Scariot
Odontopediatra - especializada em pacientes especiais
Fones: 54-84023434 ou 51-3493-3737

Nenhum comentário: