segunda-feira, 10 de setembro de 2012


DESAFIOS URBANOS

Prezados (as),
Saudações.
Já está nas bancas a nova edição especial da Caros Amigos sobre os DESAFIOS URBANOS, com reportagens e artigos que procuram refletir e debater os principais problemas da vida nas cidades - exatamente no momento em que todo o Brasil está envolvido nas eleições para vereadores e prefeitos municipais.
Mapeamos para você as demandas da população, o que tem causado mais transtorno e sofrimento, o que precisa ser feito para assegurar melhor qualidade de vida para todos, sem exclusão, sem segregação e sem privilégios.
Mostramos que o acelerado processo de urbanização do Brasil, nos últimos 50 anos, agravou inúmeros problemas econômicos, ambientais e sociais, desde a desigualdade, a especulação imobiliária, a carência de espaços públicos e de serviços de qualidade, a poluição ambiental, até a separação existente entre ricos e pobres.
As soluções existem. Não faltam estudos, projetos e conhecimento acumulado sobre alternativas de desenvolvimento urbano visando o ser humano e a qualidade de vida. O que tem faltado, isso sim, é ousadia política e energia transformadora. O que tem faltado é coragem para se contrariar os interesses dos poderosos.
Em boa parte das cidades brasileiras o caos urbano é fruto do modelo econômico e da sociedade de mercado, é fruto do lobby da indústria automobilística, das construtoras e empreiteiras e da especulação imobiliária - que empurram para as favelas e cortiços milhões de brasileiros.
Mais do que nunca o direito à cidade é um desafio para a afirmação da dignidade humana. Por isso mesmo as eleições municipais só fazem sentido com opções realmente transformadoras, nas quais os cidadãos e cidadãs possam confiar a cobrar compromissos.
A edição especial da Caros Amigos faz o diagnóstico dos desafios e indica as alternativas. Vale a pena conferir.
Hamilton Octavio de Souza
Editor

Se preferir, compre em nossa LOJA


Aproveite e compre todos os especiais temáticos de 2012, inclusive este, com desconto exclusivo. 6 edições por R$ 45,00!

Nenhum comentário: