quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FIFA, A ARROGANTE

Eu era favorável à organização da copa do mundo de futebol no Brasil. Achava que um país pentacampeão do mundo tinha o direito de pagar alguns micos, fazer pose para as câmeras e acertar o que fosse possível. Se o México e a África do Sul, que não são muito piores que nós, organizaram copas do mundo , por que o Brasil não poderia voltar a fazer o mesmo? Aos poucos, mudei de ideia. Já nem escrevo copa do mundo com iniciais em maiúsculas. É só um torneio
esportivo realizado como se fosse o máximo do máximo. A minha pergunta hoje é: por que mesmo é tão importante sediar um copa do mundo de futebol? As justificativas apresentadas não me convencem. Além disso , estou com nojo da Fifa. Que instituição repugnante, autoritária, gananciosa, arrogante, chantagista! A Fifa me dá ânsia de vômito diariamente.
A Fifa quer que o Brasil se responsabilize por qualquer dano que ela venha a sofrer por catástrofes naturais ou terrorismo. Exige que o Brasil cubra até mesmo custos de advogados para seus dirigentes e funcionários. Pede até o que não está previsto na Constituição brasileira. É indecente, obsceno, inaceitável. Até agora a Fifa queria mudar nossas leis ordinárias quanto a ingressos para idosos e consumo de bebida alcoólica nos estádios, promovendo um retrocesso. Avançou um passo e pretende alterar a nossa Constituição. Por que o Brasil não manda a Fifa catar coquinhos com a sua copa do mundo? Perdemos a dignidade? Vamos tirar as calças para satisfazer a Fifa? Já estamos de joelhos.
O mais insuportável é ouvir alguém dizer que o importante é o legado que a copa do mundo deixará para os brasileiros. Qual? Obras, inclusive estádios de futebol desnecessários, que serão custeados com 98% de dinheiro público? Esse argumento é uma confissão de descaso com a população brasileira. Boa parte dessas obras deveria ter sido feita sem a copa, pois são obras úteis e sempre tivemos o dinheiro para realizá-las. Quer dizer que sem copa do mundo continuaríamos guardando o dinheiro e economizando os benefícios necessários à sociedade? Quando vejo as latas dos dirigentes da Fifa não consigo deixar de pensar que parecem uns mafiosos engravatados.
Esse pessoal não tem qualquer respeito por um país. Estão convencidos de que o joguinho deles vale qualquer sacrifício e que ninguém ousará desafiá-los. Sinceramente, depois de tudo que li até agora, eu metia o pé no traseiro da Fifa e ia brincar de outra coisa. Tem figura aí que, se a Fifa pedir, senta no colo, lambe o chão, rasteja e ainda declara seu amor pelo Blatter. Tudo para não perder a copa. Será que tem alguém ganhando com isso? Por que tanta entrega, tanta paixão, tanta subserviência? Tiro o meu chapéu para o São Paulo. Não se dobrou. Preferiu ficar fora da copa da Fifa. Na boa, eu botava essa Fifa a correr. Batia a porta na cara. Fazia desfeita. Mandava lamber sabão. Caíamos no conto dos vigários. Vamos gastar os tubos para sediar a copa. A Fifa vai encher as cartucheiras e sair falando mal. Se fosse por mim, a Fifa já tinha enfiado a viola no saco.
(Juremir Machado da Silva)

Nenhum comentário: