A mídia, o grande tema do momento
A primeira edição é de 2001, mas o trabalho foi atualizado para a primeira impressão da segunda edição, em 2004. O livro é composto de vários artigos, desde uma introdução ao estudo das comunicações no Brasil até uma investigação do papel da Rede Globo durante o processo de redemocratização do País e uma avaliação do Jornal Nacional da Globo como “política simulada”, em comparação com o Jornal da Record.
O bem conhecido jornalista Eugênio Bucci, na apresentação, chama a atenção para um ponto alto da obra: “’Veja-se a segunda parte deste volume. Ela se dedica à economia política das comunicações, da qual Venício é um dos expoentes. Trata- se de um modo crítico e abrangente de olhar o fenômeno da mídia. Esse modo de olhar descobre que nos conglomerados de comunicação que concentram entretenimento e jornalismo, TV e rádio, revistas e internet, não apenas um ‘meio de condução de mensagens a serviço do poder’, mas um estágio da concentração de capital, um negócio a cada dia mais gigantesco”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário