sexta-feira, 24 de agosto de 2012

24/08/2012 / Paulo Wainberg

Hipocrisia e Cinismo

O Brasil é um país cínico e hipócrita, acho que a maioria concorda com isto. Cínico porque é desonesto e hipócrita porque finge que não quer ser.
Em época eleições essas características aparecem por todos os lados, a começar pela legislação eleitoral, devido a qual, quase tudo é proibido aos candidatos, para fazerem campanha.
Sob o argumento de que é preciso coibir o abuso do poder econômico, igualam os que têm mais aos que têm menos.
Como assim? O Brasil não é um país capitalista? Então, como negar a importância do poder econômico, fingindo que ele não existe?
Hipocrisia e cinismo.
O resultado é que os candidatos com menos poder econômico ficam reduzidos às migalhas que a lei eleitoral permite, enquanto os mais ricos continuam utilizando seu poder econômico, resultando daí a corrupção, a fraude e, o pior de tudo que pode acontecer numa democracia, pretender igualar os desiguais.
Democracia não é apenas direito ao voto, que deveria ser apenas um direito, jamais uma obrigação.
Democracia é respeitar os direitos humanos e isto diz tudo.
Aos que pregam o uso de dinheiro público para financiar campanhas eleitorais, afirmo que não pretendo e não vou pagar impostos para eleger ninguém.
É uma proposta absurda cujo resultado será aumentar ainda mais o uso do poder econômico privado, acrescido do dinheiro público que nós seremos obrigados a suportar.
Cinismo e Hipocrisia.
Na democracia emergente, como a nossa, o melhor regime de governo é, sem dúvida o parlamentarismo, se não fosse por tantas, por uma única e crucial razão: O Congresso Nacional pode ser dissolvido a qualquer momento, convocando-se novas eleições. Irá governar o partido que maiores cadeiras obtiver, acabando-se com as coligações espúrias que estão vomitadas na nossa cara, de dois em dois anos.
O Brasil vai eleger seus prefeitos e vereadores. Ganharão os que tiverem mais dinheiro, oficialmente ou via caixa dois.
Isto é, vigora o horrendo sistema de curral eleitoral.
Cinismo e Hipocrisia.

Nenhum comentário: