terça-feira, 27 de novembro de 2012


AS VÁRIAS FACES DO MENSALÃO
Prezados (as),

Saudações.

Caros Amigos acaba de lançar nas bancas a Edição Especial sobre “As Várias Faces do Mensalão”. A revista enfrentou o desafio de tratar desse tema tão polêmico sem cair no discurso dominante da imprensa de direita e também sem esconder questões fundamentais que têm gerado os principais casos de corrupção política no Brasil, desde o sistema de financiamento de campanhas eleitorais, o fisiologismo das coligações governamentais, até as concepções partidárias nas quais os fins justificam todos os meios.

Denunciado em 2005, o caso do “mensalão” atingiu em cheio o primeiro governo Lula. Serviu de pretexto para a mídia reacionária e forças da direita atacarem a aliança da situação, o PT e parte das esquerdas. Especialmente porque apontava o envolvimento de importantes dirigentes petistas num escândalo de corrupção, no desvio de recursos públicos para alimentar o fisiologismo de políticos conservadores – do PP, PTB, PMDB e ex-PL.

Sete anos depois, o julgamento do caso do “mensalão” no Supremo Tribunal Federal, transmitido ao vivo pela TV, se transformou num espetáculo público de grande dimensão. Não foi o único caso de corrupção denunciado, no Brasil, nos governos civis desde o final da Ditadura Militar, em 1985. Também não foi o único em que políticos usaram recursos públicos e privados para a sustentação de seus esquemas políticos.

Ao contrário, em duas décadas tivemos o caso Collor-PC Farias, o golpe do Banco Econômico, o golpe do Banestado, os desvios do Maluf, o caso do “mensalão” tucano, o golpe do Opportunity, o golpe da Camargo Corrêa e tantos outros com características semelhantes: uso de dinheiro público para favorecimento de empresas privadas e pagamento de propinas a políticos, com desdobramentos em sonegação de impostos, evasão de divisas e lavagem de dinheiro ilícito.

Entre tantos casos graves e inaceitáveis, o processo do “mensalão” do PT foi o único que foi levado a julgamento, evidentemente porque atinge de forma profunda o partido que, até então, era o mais aguerrido na luta contra os crimes de corrupção praticados pela direita, alta burguesia, setor financeiro e oligarquias reacionárias – em situações decorrentes da promiscuidade entre interesses privados e recursos públicos.

O julgamento do “mensalão” do governo Lula suscita também a análise sobre os desvios éticos e políticos praticados por dirigentes e líderes partidários. Afinal, existe alguma diferença entre a direita desviar dinheiro público e a esquerda desviar dinheiro público? Existe algum tipo de atenuante se o dinheiro desviado serviu para campanhas eleitorais ou para compor a sustentação política do governo com partidos de direita?

A edição especial da revista Caros Amigos procura resgatar toda a história do “mensalão” do PT, lembrar os inúmeros casos de corrupção que continuam impunes e analisar, sob o ponto de vista das esquerdas, como encarar o que aconteceu e o que fazer para prevalecer a defesa da política, dos partidos e da militância, com princípios e valores éticos.

O jornalismo é sempre melhor para a sociedade quando não foge dos problemas, mas encara-os na perspectiva de construção de um país melhor, livre, soberano, democrático, justo e igualitário.

Vale a pena conferir. Caros Amigos – o jornalismo crítico e independente!
Abraços.

Hamilton Octavio de Souza
Editor-Chefe

Nenhum comentário: