sábado, 24 de novembro de 2012



  REVISTA CAROS AMIGOS

Prezados (as)
Saudações.
A nova edição da Caros Amigos veicula uma excelente reportagem sobre o modelo de socialismo que está sendo construído na Venezuela, inclusive agora que o presidente Hugo Chávez conquistou mais seis anos de mandato – em eleições livres e democráticas – e promete aprofundar o controle social de vários setores de atividades pela maioria dos trabalhadores.
A revista constatou que o projeto chavista enfrenta problemas, recebe críticas, mas efetivamente estimula grande avanço na organização popular e na implantação das redes públicas de distribuição de produtos, investe na construção de moradias para a população de baixa renda, apoia as comunas e as iniciativas de produção coletiva – um processo claro de socialização.
Outra reportagem mostra que as eleições municipais, aqui no Brasil, mesmo centradas em disputas tipicamente locais, serviram também para consagrar algumas lideranças nacionais, entre elas Lula e Dilma, do PT, Aécio Neves, do PSDB, e Eduardo Campos, do PSB – todos eles eventuais candidatos para a disputa presidencial de 2014. Ao mesmo tempo, a matéria da Caros Amigos procura esclarecer porque aumentam os índices de abstenção e os votos brancos e nulos.
A revista publica importante denúncia sobre o massacre do Pinheirinho, em São José dos Campos, ocorrido no início do ano: advogados e procuradores comprovam que o despejo da população foi previamente articulado por autoridades do Estado de São Paulo para favorecer a especulação imobiliária. A denúncia foi encaminhada para a Organização dos Estados Americanos (OEA), onde o caso de violência contra o povo será analisado.
A revista publica também ótimas entrevistas: com o jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto, que fala sobre as dificuldades de se fazer jornalismo independente na região Amazônica; com o cantor africano Tiken Jah Fakoly, que sofre perseguição no próprio continente; e com as compositoras Luana Hansen e Elisa Gargiulo, que juntaram o funk e o rap com a luta feminista.
Caros Amigos conta agora com a colaboração mensal de Eliete Negreiros, que escreverá sobre música e cultura em geral. Ela reforça o bom time de articulistas e colunistas da revista.
Vale a pena conferir.
Abraços.
Hamilton Octavio de Souza
Editor

Nenhum comentário: