sábado, 27 de julho de 2013

A VIDA SOB PRESSÃO



LOJA CAROS AMIGOS

Edição especial "O Mal-Estar Moderno" foca a urbanidade, indústria de remédios e novas tecnologias


capaEstá nas bancas o especial "O Mal-Estar Moderno", que discute novas doenças e situações opressoras provocadas pelas novas tecnologias, por interesse da indústria de medicamentos e pela urbanidade com infraestrutura crítica, entre outros temas sensíveis aos dias atuais.


A medicalização, incluindo de crianças, e novas patologias psíquicas são abordadas pelo psicanalista Paulo Schiller, que atesta: muitos dos psicanalistas dos Estados Unidos, encarregados de publicar o manual que orienta profissionais do mundo todo estão ligados à indústria de medicamentos. Ansiedade, desvio de comportamento e depressão são algumas das patologias clinicadas atualmente, tratadas pelo químico ritalina.

Novas Tecnologias

As novas tecnologias em celulares e computadores e a internet também são analisadas no especial. O que poderia ser um benefício pode tornar-se uma tortura quando mal usados. Exemplo ruim são trabalhadores ligados 24 horas e atormentados por chefias através dos celulares e em qualquer horário; ou a amizade e solidão por trás das redes sociais.

O também psicanalista Jacob Goldberg fala sobre a velhice e os preconceitos com essa fase da vida. "Preferimos o termo idoso. Que bobagem, o que significa idoso? A palavra correta é velhice mesmo", diz ele, com seus quase 80 anos.

O ambiente nas grandes cidades e as doenças que pode provocar é outro tema do especial. Fobias, estresse e depressão são algumas das patologias que a vida agitada e as más condições da infraestrutura podem provocar. Uma pesquisa feita pela ONU em São Paulo revela que boa parte da população já sentiu algum dos sintomas dessas patologias em maior ou menor grau.
Confira nas bancas de todo o Brasil ou na Loja Caros Amigos.

Nenhum comentário: