sexta-feira, 26 de julho de 2013

ALGUNS DOS EPISÓDIOS MAIS BONITOS E EMOCIONANTES DA HISTÓRIA UNIVERSAL COMTEMPORÂNEA


LOJA CAROS AMIGOS

Alguns dos episódios mais bonitos e emocionantes da história universal contemporânea

A Revolução Sul-Africana
sul-africanaCarregada de mitos, a história da Revolução Sul-Africana, que levou ao poder o Congresso Nacional Africano (CNA) sob a liderança de Nelson Mandela, em 1994, é ainda pouco conhecida.

A Revolução Argelina
argelinaMovidos pela forte onda nacionalista que percorreria o mundo árabe e culminou com a ascensão do pan-arabismo nasserista ao poder no Egito, os argelinos lutaram quase dez anos pela independência.

A Revolução Iraniana 
iranianaNo fim de 1978, as ruas de várias cidades do Irã enchiam-se de manifestantes que reclamavam o fim do governo, uma monarquia encabeçada pelo xá Mohammed Reza Pahlevi. 

A Revolução Vietnamita
vietnamitaUm panorama histórico com ampla base factual da guerra e da revolução vietnamitas. A história do Vietnã no século XX é a história de uma luta anticolonial pela independência nacional, de uma revolução socialista e de várias guerras de projeção internacional.

A Revolução Chinesa
chinesaA Revolução Chinesa, em 1949, ampliou o bloco socialista e forneceu novos modelos para revolucionários em várias partes do mundo. Essa Revolução que intriga o Ocidente e as reformas promovidas pelo regime a partir de fins do século XX impõem a tarefa sempre renovada de esclarecer o perfil e os rumos dessa epopéia ainda não terminada.

A Revolução Chilena
chilenaDiferentemente de Fidel Castro, o presidente Allende chegou ao poder através das urnas. Essa revolução singularmente democrática ficou conhecida como a vía chilena - "o caminho chileno para o socialismo". Essa revolução chilena é o tema deste livro.

Confira também:

A Revolução Cubana
As Revoluções russas e o socialismo soviético
As Revoluções Africanas - Angola, Moçambique e Etiópia
A Revolução Venezuelana
A Revolução Salvadorenha - Da revolução à reforma
A Revolução Portuguesa
A Revolução Peruana
A Revolução Nicaraguense
A Revolução Mexicana
A Revolução Guatemalteca
A Revolução Colombiana
A Revolução Boliviana
A Revolução Alemã [ 1918-1923 ]

Nenhum comentário: