quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CAROS AMIGOS
HEAD

SUPERAR AS CRISES E ENFRENTAR OS DESAFIOS

Massacrada pela ditadura e debilitada pela política neoliberal implantada a seguir, a Universidade brasileira tenta, a duras penas, encontrar caminhos capazes de levá-la ao encontro das necessidades de uma nação do porte do Brasil. 

O crescimento do número de instituições e de alunos têm sido exponencial nos últimos anos. Mecanismos como o ProUni e o Fies, a política de cotas, além do aumento das vagas nas universidades públicas federais contribuíram decisivamente para incluir no ensino superior integrantes de camadas sociais historicamente alijadas dessa possibilidade. 

No entanto, diante da dimensão das necessidades do País ainda há muito o que fazer. Não apenas na questão das vagas, mas também em termos da qualidade do ensino, do direcionamento das pesquisas, dos rumos dos programas de extensão. Além das questões dramáticas referentes ao financiamento e ao gerenciamento das Universidades. 

A crise mais recente da USP é o retrato acabado da combinação perversa entre a precariedade do financiamento com os desmandos administrativos. As distorções estão presentes também em nível nacional na medida em que mais de dois terços do ensino superior oferecido no Brasil é de responsabilidade de empresas privadas voltadas para a obtenção do lucro e sem maiores compromissos com as necessidades do País. 

Este especial de Caros Amigos destaca a importância da expansão do ensino superior mas aponta igualmente para as distorções geradas nesse processo. Mostra também alguns aspectos do cenário que pode ser previsto para um futuro próximo marcado por sérios desafios.

RESERVE JÁ O SEU EXEMPLAR

Se preferir, faça seu pedido por telefone
LIGUE GRÁTIS
0800 777 6601

Nenhum comentário: