segunda-feira, 18 de agosto de 2014


head
O próximo livro que você vai ler talvez esteja aqui. Confira!

Quem pagou a conta?
Um livro fascinante e fundamental, que teve uma ampla cobertura pela mídia quando foi lançado no exterior. Nele, Frances Stonor Saunders narra em detalhes como e por que a CIA, durante a Guerra Fria, financiou artistas, publicações e intelectuais de centro e esquerda, num esforço para mantê-los distantes da ideologia comunista.

Violência - Seis reflexões laterais
Em seis breves e provocativos artigos, Slavoj Zizek lança novas bases para a reflexão acerca do fenômeno moderno da violência e se afirma como um dos mais eruditos, incendiários (e baderneiros) pensadores radicais de nosso tempo. A premissa ousada do esloveno é de que a violência que enxergamos – a que surge imediatamente como agente identificável – é ela própria produto de uma violência oculta, profundamente arraigada nas bases de nosso sistema político e econômico.

Mulher, Estado e revolução
A política da família Soviética e da vida social entre 1917 e 1936. A obra examina as mudanças sociais pela qual passou a sociedade soviética nas duas primeiras décadas pós-revolução, com foco nas mulheres, e na relação que estabeleceram com o Estado revolucionário. Retrata a difícil relação entre a vida material e os belos ideais.

Meus 13 dias com Che Guevara
Este livro é um testemunho pessoal e raro acerca de Ernesto Che Guevara, um dos ícones do século XX, com o qual Flávio Tavares conviveu durante treze dias, na Conferência Interamericana de 1961, em Punta del Este. Aqui estão os relatos dessa convivência e o registro desse período, a partir de fotos inéditas em que o jornalista se une ao fotógrafo improvisado em busca do documento humano.

Sistemas de Poder - Noam Chomsky
Conversas sobre as Revoltas Democráticas Globais e os Novos Desafios ao Império Americano. Nesta série de entrevistas feitas entre 2010 e 2012 com o jornalista David Barsamian, Chomsky explora as mais preocupantes e urgentes questões de nosso tempo de maneira intensa e acessível, com princípios rigorosos e intuições esclarecedoras.

Marx, manual de instruções
Nesse pequeno curto livro, Marx, manual de instruções o filósofo e ativista político francês Daniel Bensaïd (1946-2010) oferece uma divertida introdução à vida e obra do pensador alemão. Um claro e elucidativo panorama que combina filosofia e dezenas de quadrinhos do provocativo cartunista francês Stéphane "Charb" Charbonnier, feitos especialmente para a obra.

Notas Sobre Gaza
Nesse livro, o cartunista Joe Sacco mergulha nos escombros de um conflito que parece não ter fim para reconstituir alguns dos eventos mais importantes para a escalada de violência em que se transformou a relação entre israelenses e palestinos.

A Natureza Autoritária do Estado no Brasil Contemporâneo
Apesar de findo o regime militar, persiste no Brasil o modelo de desenvolvimento autoritário e excludente, segundo o professor Carlos Bauer argumenta em seu livro. Diz o professor: “Trata-se de uma forma de dominação típica de uma sociedade capitalista monopolista dependente e de Estado, que não chegou ao capitalismo industrial por uma via democrático-popular, mas pela via dos acordos interburgueses e que foram firmados – historicamente falando – tardiamente”.

Viagem à Palestina. Prisão a céu aberto
A jornalista brasileira Adriana Mabilia relata o que viu no país ocupado por Israel: “Apesar das restrições da falta de emprego, das condições precárias do sistema de saúde, das privações impostas por Israel, mais de 4 milhões de palestinos resistem e permanecem nos territórios ocupados. Alguns por falta de opção, mas a maioria por acreditar na justiça da causa palestina. A força e o amor à terra são passados de geração a geração.”

A Incrível e Fascinante História do Capitão Mouro
A obra narra a saga do muçulmano Saifudin, construtor das fortificações do Quilombo dos Palmares, e de seu amigo, o judeu Ben Suleiman; do senhor de engenho Epaminondas Conde e de seu amor pelo escravo Gaspar; de Zumbi e de uma de suas mulheres, a branca Maria Paim, tendo por cenário a Capitania de Pernambuco, a Inquisição, a revolta dos escravos e a epidemia do mal-de-bicho.

REFUSENIK! Os rebeldes do exército israelense
Em Israel, soldados convocados para participarem de campanhas ou tarefas controvertidas nos territórios palestinos têm recusado essas ordens. Neste livro inspirador, Peretz Kidron, ele próprio um refusenik que fez essa difícil escolha, nos fornece as histórias, experiências, pontos de vista, mesmo a poesia, desses recrutas que acreditam em seu país, mas não nas ações de seu país fora de suas fronteiras.

Nenhum comentário: