quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Caros amigos,



Os barões do carvão da Índia, o grupo Adani, querem transformar a frágil Grande Barreira de Coral em uma "rodovia" para navios. Mas, se agirmos rápido, podemos afundar esse acordo sujo impedindo que o Banco Estatal da Índia financie os bilhões de dólares que prometeu para o projeto:

assine a peticao
Os barões do carvão da Índia pediram um empréstimo de 1 bilhão de dólares para transformar um dos maiores tesouros ecológicos do planeta em uma "rodovia" para navios. Mas se agirmos rápido podemos bloquear esse empréstimo, garantindo que a Grande Barreira de Coral continue sendo o lar de baleias e golfinhos livre dos navios repletos de carvão. 

A UNESCO considera que o projeto coloca a Barreira de Coral em perigo, e, por isso, oito bancos internacionais já desistiram da ideia. Agora o futuro do coral está nas mãos do Banco Estatal da Índia. A presidente do banco, Arundhati Bhattacharya, fez sua carreira lutando contra "empréstimos duvidosos", e uma campanha global agora pode persuadi-la a avaliar melhor o empréstimo e impedir que esse projeto louco siga em frente. 

A pressão popular já fez outros bancos mudarem de ideia, então assine a petição agora e diga não ao pior empréstimo bancário do mundo. Quando chegarmos a 1 milhão de assinaturas, prepararemos um dossiê mostrando os problemas financeiros e ambientais do projeto e entregaremos o dossiê nas mãos de Arundhati Bhattacharya, junto com cartas de advogados e um alvoroço na imprensa:

https://secure.avaaz.org/po/india_great_barrier_reef_loc2/?biAzibb&v=49574

A Grande Barreira de Coral é o maior organismo vivo no planeta Terra, e lar de milhares de espécies protegidas. Nos últimos 30 anos, a barreira perdeu metade do coral por causa da poluição advinda das minas de carvão, mudanças climáticas e outros fatores. A revista alemã Der Spiegel informou que "se continuar neste ritmo, o impensável pode acontecer: a Grande Barreira de Coral pode morrer." 

Essa corrida do carvão é muito tóxica para o planeta. O carvão é o mais poluente dos combustíveis fósseis e, para suprir a demanda por carvão da Índia, a multinacional Adani precisaria expandir uma "rodovia aquática" bem por cima do Coral. Muitos argumentam que a Índia precisa do carvão para tirar as pessoas da pobreza, mas o próprio ministro de energia da Índia anunciou que a Índia deve conseguir se livrar das importações de carvão nos próximos três anos, muito antes do projeto na Austrália sequer terminar! 

Campanhas da Avaaz e de outras organizações, além de levantarem dúvidas sobre a viabilidade financeira do projeto, já persuadiram bancos como o Citigroup e o Deutsche Bank a desistir do complexo de carvão projetado pelo grupo Adani. Agora, o Banco Estatal da Índia está sofrendo pressão da imprensa indiana e oposição política. 

69% dos indianos afirmaram em uma pesquisa que são contra o projeto. Como chefe do principal banco público da Índia, a presidente Arundhati vai ter que ouvir a opinião pública e nossa petição com 1 milhão de assinaturas. Além disso, uma enchurrada de mensagens e anúncios publicitários com repercussão na imprensa poderão encorajá-los a dizer não ao empréstimo solicitado pelo grupo Adani. Junte sua voz agora para conseguirmos um milhão de assinaturas contra a usina destruidora do coral:

https://secure.avaaz.org/po/india_great_barrier_reef_loc2/?biAzibb&v=49574

Em vários momentos ao longo do ano, nossa comunidade mostrou que aceita o desafio de fazer do nosso planeta um lugar com clima seguro para as futuras gerações. Estamos lutando pela Grande Barreira de Coral há muito tempo – vamos nos certificar que, juntos, salvaremos o Coral de mais um projeto de mineração catastrófico. 

Com esperança e determinação, 

Danny, Nick, David, Alex, Oli, Alaphia, Nic, Ravi e toda a equipe da Avaaz 


MAIS INFORMAÇÕES (links em inglês) 

Projeto australiano do Grupo Adani pede 1 bilhão de dólares emprestado de banco indiano (The Times of India)
http://timesofindia.indiatimes.com/business/india-business/Adanis-Australian-project-gets-1-billion-SBI-loan/articleshow/45185035.cms 

Projeto envolvendo Grande Barreira de Coral do grupo Adani está em apuros (Forbes)
http://www.forbes.com/sites/meghabahree/2014/05/29/adani-groups-great-barrier-reef-project-in-troubled-waters/ 

Índia pode financiar projeto atrasado de mineração de carvão do grupo Adan na Austráia i (IB Times)
http://www.ibtimes.co.uk/india-could-bank-roll-adani-groups-delayed-australian-coal-mine-1475143 

Bolsa de valores da Índia indaga grupo Adani sobre empréstimo a projeto poluente na Bacia de Galileu (Sydney Morning Herald)
http://www.smh.com.au/business/mining-and-resources/national-stock-exchange-of-india-quizzes-adani-on-loan-for-galilee-basin-coal-project-20141119-11pnrf.html 

Empréstimo de $1 bilhão de dólares ao grupo Adani não faz sentido; veja porque não (FirstBiz)
http://firstbiz.firstpost.com/economy/sbis-1-billion-loan-to-adani-makes-no-sense-heres-why-108668.html 

India rejeita carvão advindo da Bacia de Galileu (Market Forces)
http://www.marketforces.org.au/indiacoalpolling 

Nenhum comentário: